Até onde a ansiedade é positiva e quando ela passa a ser um transtorno para o indivíduo?
Essa é uma das perguntas que assombram pacientes e que o neurologista Leandro Teles responde no seu mais novo livro: O Cérebro Ansioso, da Editora Alaúde. O médico investiga a fundo a doença que assombra 9,3% dos brasileiros e coloca o país no topo do ranking de ansiosos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
SOBRE O LIVRO
Na obra, o autor vai além do frio na barriga e com linguagem simples explica ao leitor que a ansiedade não possui apenas facetas ruins – na verdade, seu desenvolvimento foi uma necessidade e um trunfo para nossa sobrevivência – e aprender como esse sistema que age para nos proteger pode passar a nos prejudicar e a traçar o limite entre uma ansiedade considerada normal – e até a saudável – e um quadro de doença.
O livro também apresenta os principais transtornos de ansiedade e os sintomas mais comuns que se manifestam em alguém com um quadro ansioso, que pode variar de leve a moderado. A obra também traz relatos baseados em casos reais e resume os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento dos quadros patológicos de ansiedade, além de fazer um apanhado das maneiras de tratá-la, abordando desde os tratamentos médicos disponíveis até as pequenas mudanças que todo mundo pode incorporar ao estilo de vida para manter os sensores cerebrais que ativam a ansiedade controlados e calibrados.
O neurologista Leandro Teles é formado pela Faculdade de Medicina da UNIVERSIDADE de SÃO PAULO (USP), especializou-se em Neurologia Clínica com residência médica no Hospital da Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). É membro da ACADEMIA BRASILEIRA de NEUROLOGIA (ABN).
Além da atividade clínica na cidade de São Paulo, o neurologista é conhecido por suas participações como entrevistado e consultor de diversos meios de comunicação, tais como programas de televisão, rádio, revistas, sites, blogs e portais direcionados a temas relacionados à Neurologia e comportamento.