Entrevista sobre Doença de Parkinson
novembro 15, 2012Fibromialgia: Quando a dor não tem razão de ser
novembro 15, 2012Muitas pessoas sofrem com a famosa labirintite. Crises de mal estar com desequilíbrio, vertigem, por vezes associado a náuseas e até zumbido. Mas será que esse termo é usado da maneira correta?
Labirintite é um termo leigo usado na maioria das vezes de maneira inespecífica e inadequada. Não configura uma doença e sim um grupo de doenças ! Por isso é fundamental conhecer o diagnóstico específico para que o tratamento seja personalizado.
O termo “vertigem” é o que define o sintoma principal das pessoas que tem problemas no labirinto. É a sensação que o corpo está se movendo em relação ao ambiente ou que o ambiente está se movendo em relação ao corpo. Não deve ser confundido com sensação de pressão baixa ou mal estar sem sensação de movimento.
O especialista explica os principais aspectos das 4 principais doenças que compõe o grupo que recebe a denominação popular de labirintite:
- 1 – VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna) Doença muito comum e pouco diagnosticada. Acomete principalmente pessoas acima de 50 anos. Causa crises rápidas de vertigem intensa principalmente ao movimentar a cabeça, levantar, abaixar, rodar na cama, etc… As crises podem ser acompanhadas por náuseas. O paciente evolui com muita insegurança na movimentação. As crises podem acontecer inúmeras vezes ao dia. A causa é a migração de pequenas pedrinhas de uma região do labirinto para outra. O tratamento é feito com manobras de reposicionamento desses caçulos (feitos pelo médico em uma maca) ou com medicamentos. O resultado do tratamento é bom.
- 2 – Neurite Vestibular É uma doença que acomete principalmente adultos jovens. Ocorre o aparecimento de uma vertigem contínua, com desequilíbrio e náuseas. A doença é causada por inflamação do nervo da dá ao cérebro a sensação de posicionamento. A causa é desconhecida, possivelmente infecção viral. O tratamento é voltado ao controle dos sintomas, reabilitação e uso de anti-inflamatórios. A evolução é geralmente muito boa e a doença não costuma voltar.
- 3 – Doença de Menière Crises de vertigem de duração de minutos a horas, associadas a zumbido, náuseas. Entre as crises pode haver perda auditiva progressiva geralmente de um lado. A causa é desconhecida mas ocorre um aumento de pressão e dilatação de uma região específica do labirinto. O tratamento é crônico é os resultados variáveis.
- 4 – Ataque Isquêmico (derrame) Essa é realmente uma grande preocupação quando a vertigem surge subitamente em paciente acima de 60 anos ou com fatores de risco para aterosclerose, tais como: diabetes, hipertensão, colesterol alto, obesidade, história familiar, etc… Geralmente a vertigem associa-se a outros sintomas como formigamentos, visão dupla ou incoordenação motora. É uma urgência médica.
Além dessas 4 doenças as vertigens ainda podem decorrer de enxaqueca, medicamentos, tumores, etc…
Fica a dica !! Procure orientação médica especializada (com um neurologista ou um otorrino) e descubra, o quanto antes, o que está por trás da sua labirintite.